Um excelente e grande parque com muita sombra, bastantes divertimentos para as crianças de várias idades, wc, um pequeno lago de patos e onde também podes fazer piqueniques. Uma relíquia no meio da cidade.
segunda-feira, 16 de março de 2015
segunda-feira, 9 de março de 2015
Jardim da Memória
O Jardim da Memória fica em Oeiras, normalmente chamamos aquele imenso espaço de Fábrica da Pólvora. Fomos onde habitualmente vamos: ao parque infantil mas... o Diogo não preferiu ir á exploração em vez de brincar no escorrega, baloiços, etc.
Ciclovia de Algés
Fomos fazer o reconhecimento do terreno à nova Ciclivia Ribeirinha de Algés que tinha sido inaugurada ainda no mês de Fevereiro. quando lá chagámos deparámos-nos com um perfeito cenário de guerra e a pergunta que ficou no ar foi que tipo de engenheiros temos para não perceberem que isto ia acontecer? Uma ciclovia junto ao mar, ligeiramente mais alta e sem qualquer protecção era óbvia (pelo menos para os locais que conhecem o local) que tal coisa ia acontecer.
Ficamos chocados com a quantidade de dinheiro que é literalmente deitada fora em coisas que se poderiam perfeitamente evitar.
Acabámos por virar para o lado contrário e fazer o percurso que liga a Cruz- Quebrada a Caxias. Eu nasci ali, conheço bem o local, já o vi a funcionar, com outras cores e pessoas. A minha família vive e trabalhou ali desde sempre e houve quem lá trabalhasse. Os projectos megalómanos para aquela zona ainda não saíram do papel e sendo assim vamos aproveitando os cenários disponíveis do tipo terra de ninguém.
A estação de comboio que sempre conheci e onde apanhava o comboio, o relógio sempre igual a si próprio e dar horas à mais de 40 anos mas limpa, a fábrica da Lusalite a funcionar, os gatos abandonados mas sempre tratados... É a minha terra, a terra para onde voltava já.
O Diogo adorou ver passar os comboios tão perto, andar no seu carrinho, lançar á beira mar, correr, correr, correr...
sexta-feira, 6 de março de 2015
Ponta de Sagres
Foi importante para os navegadores porque como a navegação era perigosa e empurrava as embarcações para as falésias os mestres e capitães esperavam aqui que o mar acalmasse.
Foi daqui que o Infante D. Henrique (O Navegador) deu origem aos Descobrimentos.
Filho de João I de Portugal e de Dona Filipa de Lencastre fez, juntamente com seus irmãos, parte da Inclita Geração. Para mim umas das mais belas partes da nossa história (que tem inicio no amor, educação e respeito que os seus pais tinham um pelo outro).
Castro Marim
Um daqueles locais que me caiu no goto e ainda não desiludiu. Tem uma Feira Medieval muito famosa e muito boa. Adoro vir aqui e venho muitas vezes.
Sou uma apaixonada por esta terra e pelo seu castelo ou não fosse ele um castelo templário esta uma terra que foi sede da Ordem de Cristo entre 1319 e 1356 (único período em que a ORdem não teve sede em Tomar).
quarta-feira, 4 de março de 2015
Templo de Diana
É um dos mais bem preservados templos romano da Península Ibérica e Património Mundial desde 1986.
Foi construído no século I D.C. e ao contrário do que se pensa para homenagear o Imperador Augusto e fazia parte de um fórum romano. Parte do templo foi destruído no século V na invasão dos bárbaros.
Depois de várias invasões, destruições e modificações, que não destruíram o sua planta original, no século XIX o templo foi alvo de uma grande restauração que lhe devolveu o traçado original.
Cascata Pego do Inferno
Grandes mergulhos :) Ouvi dizer que ardeu em 2012 e depois disso ainda não fui lá mas em 2007 era um sitio ainda pouco visitado, de muita calma e descontracção.
Castelo de Guimarães
O Castelo de Guimarães era um sitio que gostava muito de conhecer porque foi lá que em 1112 nasceu D. Afonso Henriques, o 1º Rei de Portugal, mas depois de lá ter estado não achei graça. Não senti nada e não me disse nada, talvez volte talvez não mas por agora nem me vou dar a esse trabalho, tal foi a decepção.
Faz-me impressão o local de nascimento da nação estar assim... igual a tantos outros. Ok, cada um tem a sua importância mas aquele castelo é diferente, é especial, devia estar envolto num tipo áurea, protecção, decoração, qualquer coisa que o distinguisse de outro qualquer castelo vigiado e conservado no país.
O castelo invocando São Mamede, foi construído no topo do Monte Largo porque as povoações estavam vulneráveis ás investidas muçulmanas e normandas, assim passou a defender o povo.
O Rei Afonso VI de Leão e Castela concedeu-o a D. Henrique e a D. Teresa de Leão que assim compuseram o Condado Portucalense.
Em 1127, D. Afonso Henriques e os seus soldados resistiram ás ofensivas de Afonso VII e em 1128 á mãe, dando origem ao novo reino - o Reino de Portugal.
Alte
O Alte é dos meus locais preferidos porque é um espaço na natureza, gratuito, aberto ao público onde se pode tomar banho nas águas frescas e cristalinas e ao mesmo tempo fazer um churrasco.
Com o passar dos anos o Alte foi sendo cada vez mais conhecido e por consequência mais frequentado, obrigando a chegar lá bem cedo se queremos conseguir um bom espaço, mas não deixa de ser um lugar muito bonito e muito agradável.
Se tiveres filhos muito pequenos e se quiseres ir ao Alte tem atenção e prepara-te para haver uma pessoa cuja única função é tomar, exclusivamente, conta da criança, se ela for muito pequena porque o Alte tem muitos perigos para bebés e imensas coisas para descobrir e que vão despertar a curiosidade e o engenho da criança.
Sagrada Família
Vocês acreditam que eu não era para ir ver a Sagrada Família? Pois... Mas a minha amiga Bé insistiu, disse que eu ia adorar e que era lindo e eu lá fui á confiança porque ela tem boas opiniões e bom gosto.
Apesar de estar sempre em obras e dessas obras não terem um fim á vista a Sagrada Família é dos templos mais sexy´s que conheci. Podemos achar um templo sexy não podemos?
Subscrever:
Mensagens (Atom)